terça-feira, 17 de dezembro de 2013

COMECEI AQUI
1 9 8 8





POSICIONAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO MAÇOM EM MANIFESTAÇÕES
           Estão existindo algumas dúvidas sobre se o Maçom pode ou não participar de Manifestações públicas sobre o momento que o País passa e todos sabemos ser muito grave.
            Seguem orientações;
            1 – Para participar com paramentos só se o seu Grão Mestre permitir e emitir orientação por circular ou Decretar tal posicionamento. Nenhum Maçom pode participar que qualquer ato paramentado sem autorização expressa de seu Grão Mestre.
            2 – Alguns Irmãos tem contestado fazermos qualquer participação no dia 15, pois é uma data nacional já definida por varias ONG´s e Sociedades do país e existem várias solicitações, não só de apoio contra a corrupção e apuração completa dos fatos de forma apartidária, existe também solicitação de impedimento da atual presidente.
            3 – Qualquer Irmão poderá participar por conta própria ou por grupos de Irmãos, com camisetas em seu nome mas não em nome da Ordem isso é permitido não existindo nada contra.
            4 – Alguns Grão Mestres como do Amazonas, de São Paulo, de Minas Gerais de Santa Catariana e do GOB saíram na frente dos demais já emitiram posicionamento a favor e liberaram seus obreiros para participar.
 Desta forma lembre que na Maçonaria são Obediências, como Maçom Obedecemos e seguimos nosso líder devidamente eleito por nós democraticamente em voto direto, sem evasivas, subterfúgios ou reservas mentais.

            Reúnam-se e definam e não abram mão dos nossos princípios e ensinamentos de forma ordeira e apartidária, visando o bem do nossos povo e do nosso País.

Depois de momentos complexos de sermos roubados na mão grande na esquina da Rua Gavião Peixoto com o Campo de São Bento em Niterói, no lugar onde passamos nossa infância, onde fizemos o Colégio primário no Grupo Escolar Joaquim Távora, no Centro de Icaraí, os bandidos que levaram o carro não sabendo dirigir um carro potente e muito eletrônico bateram e o que eu recuperei foi isso; 
Agradeço a todos o carinho e a atenção que recebi e tudo está muito bem. As coisas materiais não nos fazem falta e a resposta de nossa
Ordem foi muito acima do esperado por este humilde Irmão, no carinho, nas palavras e principalmente na resposta da Ordem a solicitação.
É muito bom e suave ser Maçom e pertencer a esta família mundial.
T.F.A.
Fernando Paiva

FALECIMENTO


domingo, 8 de dezembro de 2013

CAMPOS DOS GOITACAZES

 
Nesta Sexta feira 06-12-2013, no Oriente de Campos dos Goitacazes, aA.R.L.SBispo Azeredo Coutinho N.186 (GLMERJ-REAA), realizou uma linda Sessão de iniciação.
Com o auxílio dos Irmãos da A.R.L.S. José do Patrocínio N.48 (GLMERJ-REAA) que cederam o Templo e trabalharam na Sessão, Irmãos da A.R.L.S. Conego Januário N.119(GLMERJ-REAA) do Oriente de Quissamã, Ir. Luiz Otávio e Ir. Sidinei dos Santos e do nosso querido Ir. José Ricardo Salgueiro de Castro, G.M. Adjunto de nossa GLMERJ e do Ir. Paulo Roberto Faria Lemos Assessor do G.M..
O V.M. Ir. Jean Otto Van Horen e sua administração, 1.Vig. Ir. Jorge Azeredo Coutinho Junior, 2.Vig. Ir. Fabiano de Castro, Orador Ir. Jorge de Azeredo Coutinho, Secretário nosso Querido Ir. Flaudecir Manhães, nosso Experiente Mestre de Cerimônias Ir. Luiz Fernando e o Experto competente Ir. Frederico, iniciaram o agora Ir. Marcos Barbosa de Abreu Junior.
Seguem as fotos deste lindo evento;
NÓS – G.M. Adj. Zé Ricardo – V.M. Jean – M.I. Luiz Otávio
Nosso novo Aprendiz Jovem de 22a Marcos Barbosa e o Ir. Tesoureiro
  
1Vig. Jorge Azeredo, Experto Frederico – 2 Diácono que mesmo Aprendiz sabia a ritualística de cor, me impressionou
muito e nosso Ir. 2Vig Fabiano de Castro que é mineiro e com certeza parente de nosso G.M. Adjunto.
  
Orador Ir. Jorge A. Coutinho, Porta Espada Ir. Cabral, Secretário Ir. Flaudecir e Assessor Ir. Paulo
A Loja Conego Januário n.119 presente na Sessão. Ir. Sidnei dos Santos e Ir. Luiz Otávio
Trouxeram de presente a água de Coco Boa Esperança natural sem conservantes
Final de Festa – Ir. Fabiano – Nós – V.M. Ir. Jean – Ir. Sidnei - G.M. Adj. Zé Ricardo
Foto Final com os presentes na Sessão menos o fotógrafo Ir. Juliano Tatagiba
Mais uma noite linda no nosso Norte do Estado junto a Ir. De qualidade, iniciando um trabalho magnífico
pela nossa Ordem, lutando com uma Loja nova, cheios de esperança no seu futuro Maçônico.
Assim se faz Maçonaria, numa sexta-feira, todos cansados de mais um dia de trabalho.
Mais uma noite junto de nossa família, como é bom vivermos em união.

T.F.A.
Fernando Paiva




IR.: JONAS

Frat.: IIr.:
Consegui contato com o nosso Ir.: Robson Botelho (médico do Souza Aguiar) nesta data. Ele está de plantão e me passou algumas notícias sobre o nosso Ir.: Jonas. O Jonas continua em coma induzido, respirando com o auxílio de equipamentos. A expectativa dos médicos pelo tempo de tratamento era de que o Ir.: já conseguisse respirar sozinho. Eles reduziram os sedativos e retiraram os equipamentos para verificar se ele conseguia fazê-lo,  mas ele apresentou dificuldade. Em função disto, foi necessário retornar com os sedativos e equipamentos, colocando-o em coma induzido novamente.
A febre que o nosso Ir.: estava apresentando se deve a uma pneumonia. O Ir.: Robson explicou que isto pode acontecer em pacientes que ficam "entubados", é uma consequência comum em função do quadro, independente do hospital. A pneumonia está sendo tratada com antibióticos.O Jonas está um pouco inchado, em função de ele ter perdido muito sangue e ter sido necessário tomar muito soro, para ajudar a recuperaração. Os médicos estão introduzindo diuréticos, para reduzir este inchaço. Quanto à verificação se haverá alguma sequela quanto à parte motora, conforme foi divulgado pela mídia,só após a melhora do quadro será possível investigar.
Bom IIr.: o quadro ainda é grave e ainda há risco, mas o nosso Ir.: está sendo assistido e tratado. O nosso Ir.: Robson acredita que ele irá se recuperar. 
Por oportuno, o hospital Souza Aguiar precisa de doadores de sangue. Peço então a ajuda dos IIr.:, comparecendo ao Hemorio (Rua Frei Caneca nº 8, Centro, Rio de Janeiro, tel. 2332-8611) e fazer a doação. Pode ser qualquer tipo de sangue. Informar que é referente a Jonas Lourenço da Silva, que está no Hospital Souza Aguiar, CTI, Leito 4. Seguem algumas informações sobre a doação de sangue, que consultei na página do Hemorio:

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.  O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio
- Pesar no mínimo 50 Kg 
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia 
- Cirurgias 
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
 
Caso o Ir.: não possa doar sangue, peço divulgar a outras pessoas do seu círculo de relacionamentos que possa, de forma a ajudarmos. 
As visitas no CTI são restritas e apenas os familiares estão entrando. Não obstante, os IIr.: que puderem, por favor vão ao hospital no horário de visita, para confortar e prestar um apoio a famíliade nosso Ir.: mesmo sabendo que não poderão ir ao CTI. Também peço aos Iir.: que ao falar com a cunhada Marise e familiares do Ir.: Jonas, procurem confortá-los e apoiá-los, evitando alarmá-los.
Quando tiver mais notícias, envio para os estimados Iir.: Vamos colocar o nome de nosso Ir.: em nossas oraçoes, pedindo ao GADU que o ajude em sua recuperação.
TFA
Ir.: Bruno Cajueiro
P.M. da Loja

sábado, 7 de dezembro de 2013

QUISSAMA

Desde a Sagração de seu Templo não visitávamos a A.R.L.M. Conego Januário N.119 (GLMERJ-REAA) do Oriente de Quissamã, bela cidade que cresceu muito, prosperou como a nossa Ordem entre Macaé e Campos.
   
Revimos Irmãos que nos dedicam muito carinho, sentido apenas não ter encontrado o V.M. atual, que como a maioria dos trabalhadores locais é funcionário da Petrobrás e passa vários dias embarcado, o nosso Ir. João Luiz Campos de Lima. A presença do V. M. da A.R.L.M. Architeckton N.124 (GLMERJ-REAA) do Oriente de Maricá e os Irmãos Quintans, Germano, Cabral e Menegoy da A.F.G.B.L.M. Vigilância N.1 (GLMERJ-REAA) do Oriente de Niterói. 

Sob a Presidência do Irmão Guilherme Augusto Tardim Barbosa e sua administração tivemos uma noite de cidadania nos posicionamentos, liturgia com qualidade e fraternidade recordando momentos inesquecíveis.
Mais uma noite junto com a família Maçônica reunida.
T.F.A.
Fernando Paiva

FERNANDO PAIVA

ATENÇÃO
COMUNICADOR IMPORTANTE
O Irmão Dr. Fernando Paiva foi assaltado ontem e levaram seu automóvel, uma BMW 325i, cor prata, placa LOF-2381. Repassem a todos. Abaixo segue foto de um veículo igual ao do assalto.
POR FAVOR REPASSEM

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

GONÇALVES LEDO


No sábado estivemos em Macaé para o 13° Banquete ritualístico da A.R.B.L.M. Gonçalves Ledo N°49 (GLMERJ-REAA) do Oriente de Macaé. Onde o V.M. Délio José de Lima Lobo e sua Administração dirigiram o maior Banquete Maçônico de nosso Estado.

Com a presença de inúmeras Autoridades dezenas de Veneráveis, mais de 60 Lojas representadas. Foram mais de 200 Irmãos presentes, em um evento que ocorre desde ano 2000, com interrupção no ano passado pela perda em acidente de Transito, vindo de uma Loja que visitava do nosso querido Irmão Jorge Pinto na véspera do evento.
Citar os nomes das Lojas de nossa GLMERJ, do GOB, dos Veneráveis presentes torna-se desnecessário quando os Irmãos visualizarem as imagens.
Seguem as imagens com colaboração da 1ª Dama da Loja Cunhada Telma Lobo.
 Visual no Centro de Convenções de Macaé da Taberna do Bagre montada (Templo para o Banquete Ritualístico)
A mesa central é só para Aprendizes

 Mesa prévia para café aos que chegavam de longe no Hall de Entrada do Centro de Convenções.
As verdadeiras trabalhadoras ao fundo.

 O Hall já repleto de Irmãos tomando seus refrescos, café e tira gostos antes da Sessão.

 V.M. Délio Lobo e o Mestre de Cerimônias Alexandre Mothé, trabalharam muito, como todos
Os Irmãos do Quadro da Gonçalves Ledo N°49 para esta grandiosa reunião Maçônica.

 Se Olharem com calma poderão ver na espera para subir a Rampa, eu o V.M., o Irmão com a Corneta
pronto para dar o toque para a subida e o Ir. Wilson, com seu copo de chope, falando mais alto que todos,
com sua cabeleira branca, cumprimentado o Ir. Carlos Aberto sem cabelo em um primeiro plano.

 A Sessão é toda realizada sob Luz de Velas, as fotos cairão de qualidade.
Centro do trono onde vemos Ex. V. I. Ir. Pedro Paulo Aguiar Ribeiro – V.M. Délio Lobo – Nós.

Um ângulo da mesa principal onde vemos os V.M. das Lojas Perseverança 2ª N°8
da Cavaleiros de York N°158 – da a Casemiro de Abreu N°32 e as Autoridades
do GOB-RJ que são magníficos e consideramos nossas autoridades.

Visual do outro ângulo da mesa de Veneráveis, em primeiro plano V.M. da Loja Bispo Azeredo
Coutinho N° 168 Ir. Jean Ottto Van Horen o Incrível o V.M. Jacques Douglas da Loja Libertas Quae
Sera Tamem N°178 que ainda foi sorteado com o Copo de Chope gigante da Sessão.

 A Visão da Mesa do 2° Vigilante, com ele olhando de Lado

 Visão da Mesa do 1° Vigilante com ele olhando de lado e seu Diácono

 Visual do ângulo da Mesa do Mestre de Cerimônias – do Orador e do 1° Diácono

 Visual do ângulo do Secretário e Chanceler

 Visual da mesa central só de Aprendizes.

 Visual quase completo da Mesa Principal das Autoridades na Taberna do Bagre.

Para terminar o Banner gigante da Loja a Esquerda do V.M. para que todos no próximo ano
lembrem-se deste evento e compareçam num dos maiores banquetes do nosso Estado do Rio.
Onde as Obediências Maçônicas reúnem para terminar o ano sem preocupação de Jurisdição -
Títulos – Posições – Vaidades. Com o fito único de viverem em paz e praticar a verdadeira Maçonaria.
Foi uma tarde noite maravilhosa junto de nossa família.


T.F.A.
Fernando Paiva