sábado, 30 de março de 2013

Semana Santa e a Maçonaria
É impossível a todos nós não relacionar esta semana com a religião cristã, a Católica a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana, seu início é na quarta feira de cinzas, chamado de primeiro dia da quaresma, ou quadragésimo dia, é um tempo de preparação para a comemoração da ressuscitação, ou festa da vitória de Cristo sobre seus sofrimentos e morte. Esta preparação é feita com jejum, principalmente, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações em reclusão ou não.
Este período e suas datas móveis têm bases até em celebrações prévia ao Cristianismo, que é uma (Cristos) palavra grega para Messias.
O misto de uma religião Abraâmica Monoteísta com base no Novo Testamento Bíblico com as antigas celebradas no Antigo Testamento com termos e tempos idênticos ao Judaísmo e a Ortodoxia Oriental.
Na realidade todas, Protestantismo, Catolicismo, Judaísmo, Islamismo podem ser classificadas como religiões Abraâmicas.
A Ordem Maçônica com a incorporação de atos litúrgicos em seus diversos ritos de trabalho existentes e alguns já abandonados tem base bíblica, com fulcro principal no Antigo Testamento, utilizando-se dele na formatação dos seus graus e ensinamentos seculares.
A própria nome quaresma ou quarenta dias tem várias passagens na Bíblia Cristã ou Judaica, como exemplo tempo que Noé ficou na Arca, Moisés e sua permanência no Monte Sinai, quarenta anos da passagem do Egito para a Terra prometida pelo povo Judeu e os famosos quarenta anos em trio, quarenta anos do reinado de Saul, do de Davi e do de Salomão.
Como sempre na nossa Ordem o que importa é o conhecimento dos fatos e não a religião que professamos, este conhecimento maior tem em um grau Gnóstico, consagrado a vitória da Luz sobre as trevas em uma das nossas práticas ritualísticas em um dos nossos vários ritos o Grau 18 Cavaleiro Rosa-Cruz que encerra a morte o plano astral e a ressurreição.
Fotos no Sublime Capítulo Rosa Cruz Barão de Mauá II, no dia 30/03/2010, terça-feira, às 20:00 horas, no Templo Barão de Mauá, situado Av. Ricardo Medina Filho, 577 ao Vale de São Paulo Arquivo do Ir. Fernando Colacioppo

                        Lembro dos meus anos de Inspetor Litúrgico da 2ª Região do Estado do Rio de Janeiro onde nos preparávamos com semanas de antecedência e o fechamento com a festa e aquele lindo bolo branco, todo coberto de chantili com uma cruz em chocolate em alto relevo e as rosas vermelhas em confeitos, ainda em uma época de fotos em preto e branco, que me deixaram saudades como imagem final de uma grande celebração Maçônica, onde passando os anos entendemos muito melhor o porque desejo a todos os Irmãos e suas famílias....

Uma Feliz Pascoa
T.F.A.
Fernando Paiva e Família
Descrição: cid:image046.jpg@01CC9431.D54C5680
Maçom
Se extinguirmos a Vaidade a Maçonaria será Perfeita e Una
Envie sempre com Cópia Oculta dos endereços (Cco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário